Manual minimalista: Aderindo o minimalismo – Parte II

IMG_04811460

Oi pessoal, na parte I desse post (se não viu ainda, clica aqui) eu falei um pouco sobre a minha mudança pessoal de estilo e na parte II, como prometido, irei falar sobre como eu vou aplicar isso na prática.

Depois de muita pesquisa sobre o assunto, adaptei um passo a passo para você que assim como eu está tendo duvidas sobre seu guarda roupa. Vamos lá?

MANUAL MINIMALISTA

Passo 1: REPENSE SUA ESTRATÉGIA

Faça um balanço. O que você gosta sobre o seu guarda roupa atual? O que você não gosta e precisa mudar? Como as suas roupas refletem sua personalidade? Reflita sobre esses pontos e comece a pensar suas metas.

Passo 2: DESAPEGUE

Depois de fazer a análise, é hora de colocar a mão na massa! Reserve um dia da semana e e olhe peça por peça, doe, venda ou jogue no lixo tudo aquilo que não faça você se sentir confiante e inspirada. Tente minimizar ao máximo seu guarda roupa, não deixe peças que você não se sinta bem mas foi cara, ou por ter valor sentimental, elas somente irão atrapalhar você na hora de se arrumar.

Passo 3: RECOLHA INSPIRAÇÕES

A melhor forma de definir o seu estilo é se expor ao maior numero de estilos possíveis, então pesquise, leia blogs, inspire-se no Pinterest, e salve todas as fotos e looks que fale com você de alguma forma especial. Quais cores, materiais, silhuetas, peças específicas e temas em geral que você mais se atrai?

Passo 4: CRIE UM CONCEITO DE ESTILO

Depois de ter coletado muitas inspirações, olhe-as atentamente e entenda qual linha de estilo você escolheu e esse será o seu estilo pessoal. Certifique-se que você realmente se identificou com as peças que escolheu e não apenas achou ”bonito” para não voltar ao mesmo erro.

Passo 5: MONTE SUA LISTA DE INDISPENSÁVEIS

Agora é hora de você pegar um caderninho, um arquivo no word, uma tabela no Excel (fiz a minha assim), enfim, a ferramente que você preferir e liste todos os itens que você salvou do guarda roupas e todos os itens que você descobriu que precisa depois dos passos 3 e 4. Organize em categorias (blusas, vestidos, sapatos…) e diferencie as peças que você tem e as que precisa comprar. E lembre-se, tente ater-se a poucas peças, de 20 a 40 de acordo com a sua necessidade.

Passo 6: COMPRE DE FORMA INTELIGENTE

Agora que você sabe qual é o seu estilo e tem uma lista com tudo o que precisa, você não pode voltar a comprar da forma que comprava antes. Esse é um dos passos mais difíceis e mais importantes. Ao ir no shopping leve sua lista de indispensáveis e não se permita desviar da lista, por mais tentador que uma blusa na promoção seja, se não está na lista, não compre! Guarde dinheiro para comprar aquilo que realmente vai te ajudar a ter um guarda roupa melhor.

Passo 7: COMPRE DE FORMA CONSCIENTE

Os itens que você colocou na lista são muito importantes para seu guarda roupa se você seguiu os passos de forma correta, por isso dê a importância que eles possuem. Muitas vezes preferimos comprar roupas baratas do que investir um pouco mais pelo fato de conseguirmos comprar mais, mas você precisa pensar: essa peça tem boa qualidade? Pois de nada adianta você comprar mais peças se você terá que comprar tudo de novo depois de 1 mês por estarem velhas/rasgadas/feias. É melhor comprar uma e saber que você vai poder utiliza-la por bastante tempo. Lembre-se: muitas vezes o barato sai caro.

Passo 8: CONHEÇA SEU GUARDA-ROUPA

Conheça o seu guarda-roupa novo e melhorado de dentro para fora! Prove suas roupas, pense em novas combinações para o que você já tem, muitas vezes temos looks incríveis guardados e não sabemos por nunca termos tentado e arriscado. Monte looks para o trabalho, para sair, para ir a igreja, enfim, já tenha em mãos looks prontos para não ter problemas na hora de sair, isso pode te ajudar muito em dias de pouca inspiração. Essa é a importância de acompanhar blogs e ter sempre em mente muitas inspirações, pois você vai aprendendo a aplicar isso no seu dia-a-dia, mesmo que inconscientemente.

Passo 9: ATUALIZE

Mantenha sempre seu guarda roupa atualizado, faça pelo menos uma revisão por ano para tirar tudo aquilo que você não precisa e colocar na lista tudo aquilo que você realmente (realmente!) precisa e sentiu falta.

Estes são os passos, espero que vocês tenham gostado e que coloquem em prática assim como eu! Em breve virão mais post para ajudar vocês nessa tarefa tão importante que é otimizar o guarda roupa, fique de olho! Beijos e até o próximo post ❤

Anúncios

4 comentários em “Manual minimalista: Aderindo o minimalismo – Parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s